terça-feira, 23 de novembro de 2010

cavalo de troia

De acordo com a lenda associada à conquista de Troia pela Grécia, na chamada Guerra de Troia, um grande cavalo de madeira foi deixado junto às muralhas de Troia. Construído de madeira e oco no seu interior, o cavalo abrigava alguns soldados gregos dentro da sua barriga. Deixado à porta da cidade pelos gregos, os Troianos acreditaram que ele seria um presente como sinal de rendição do exército inimigo. Após a morte de Lacoonte, um grego que atirou um dardo ao cavalo, o presente entrou na cidade.
Durante a noite, os guerreiros deixaram o artefacto e abriram os portões da cidade. O exército grego pôde assim entrar sem esforço em Troia, tomar a cidade, destruí-la e incendiá-la.
O cavalo de Troia teria sido uma invenção de Odisseu (o guerreiro mais sagaz da Ilíada e personagem da Odisseia) e construído por Epeu.
Apesar de ser parte da história da Guerra de Troia, o cavalo de Troia só é descrito com detalhe na Eneida, obra da literatura latina que conta a fundação de Roma.
Ao contrário do que aparece no filme Troia, Aquiles não estava entre os guerreiros porque já teria morrido. No seu lugar estava seu filho, Neoptólemo.
 
 
Cavalo de Troia feito para o filme Troia, preservado em Çanakkale, na Turquia

Sem comentários:

Enviar um comentário